Envio de SMS pelo PromoBank

Objetivo

Este artigo tem como propósito documentar, de maneira clara e objetiva, a utilização da ferramenta nativa de envio de SMS do PromoBank. A proposta é orientar o usuário em todas as etapas, garantindo uma experiência prática, segura e eficiente no disparo de campanhas.

1. Acesso à Ferramenta

1.1 Menu de Acesso

Para iniciar um disparo de mensagens:
  • Acesse o menu lateral e selecione: CLIQUE EM FERRAMENTAS > DISPARO DE MENSAGENS.

OU
  • No campo de busca do sistema (canto inferior direito), DIGITE DISPARO DE MENSAGENS e SELECIONE a opção correspondente

1.2 Criar Nova Mensagem

  • Na tela inicial da ferramenta, CLIQUE NO BOTÃO CRIAR MENSAGENS, localizado no canto superior direito da tela.

1.3 Escolha do Tipo de Mensagem

  • O sistema exibirá as opções de tipos de envio.
Para este tutorial, selecione a opção SMS.
CLIQUE EM SMS para continuar.

2. Escolhendo a Fonte de Clientes

O PromoBank permite utilizar duas fontes de dados para disparo de mensagens:
  • IMPORTAR ARQUIVOS CSV: para bases externas.

Ideal para listas de contatos vindas de outras fontes.

CARREGAR LEADS: para usar cadastros internos, já existentes dentro do PromoBank.

Use os leads já cadastrados no sistema.

2.1 Caso escolha “IMPORTAR ARQUIVOS CSV”

  • O sistema exibirá uma tela para você SELECIONAR O ARQUIVO de sua máquina.

O arquivo deve estar no formato CSV (separado por vírgulas), com tamanho máximo de 5 MB. É permitido incluir até 5 colunas de números de telefone para importação.

Exemplo de planilha básica para envio de mensagens:

*Imagem ilustrativa

2.2 Validação do Arquivo

  • O sistema irá validar automaticamente os dados do arquivo CSV.
Será apresentado:
  • Total de registros encontrados
  • Quantidade de registros válidos
Após essa análise, CLIQUE EM IMPORTAR novamente para carregar os dados para a próxima etapa.

3. Configuração da Mensagem SMS

3.1 Título da Campanha

  • No campo TÍTULO, DIGITE um nome para a campanha.

Esse nome será utilizado para localizar a campanha futuramente e consultar estatísticas ou editar dados.

3.2 Corpo da Mensagem

  • No campo MENSAGEM, ESCREVA o conteúdo que deseja enviar aos clientes.

Limite máximo: 160 caracteres.

Dica: Seja objetivo e evite termos genéricos para aumentar a taxa de leitura.

3.3 Inserir Link de WhatsApp (opcional)

Se desejar adicionar um link para contato via WhatsApp:
  • CLIQUE EM INSERIR LINK DE WHATSAPP.
  • PREENCHA o número com DDD (exemplo: 65999998888).
  • (Opcional) PREENCHA uma mensagem introdutória, que será preenchida automaticamente na conversa com o cliente ao clicar no link.

Limite da mensagem introdutória: 160 caracteres.

 

Ao preencher, o sistema adicionará ao final da mensagem um link direto para contato via WhatsApp.

4. Visualização e Teste da Mensagem

4.1 Pré-visualização

À direita da tela, será exibida uma simulação visual da mensagem, para que você tenha uma ideia de como o cliente a verá.

4.2 Envio de Teste

  • No campo TELEFONE TESTE, DIGITE o número de celular com DDD.
  • CLIQUE EM ENVIAR TESTE para simular o recebimento da mensagem.

Esse recurso é útil para validar texto, formatação e visual antes do envio em massa.

4.3 Avançar ou Salvar

  • Após revisar e testar a mensagem, você pode:
    • CLICAR EM “AVANÇAR” para continuar imediatamente com o envio;
    • CLICAR EM “SALVAR” O sistema salvará a campanha como rascunho, permitindo que você conclua o processo posteriormente, quando desejar.

5. Confirmação dos Destinatários

Na tela seguinte, o sistema exibirá os contatos importados, permitindo:
  • FILTRAR por nome cliente, número telefone ou status da mensagem.

Status da Mensagem Descrição
Pendente A mensagem está aguardando para ser enviada.
Em Andamento A mensagem está no processo de envio.
Enviado A mensagem foi enviada com sucesso para o destinatário.
Entregue Confirmação de que a mensagem foi entregue ao destinatário.
Falha Ocorreu um erro durante o envio da mensagem para o destinatário.

O status das mensagens só é atualizado após o início do envio da campanha (ao CLICAR NO BOTÃO ENVIAR).
Durante a criação do disparo, todos os números permanecem com o status ‘Pendente’.

  • EXCLUIR contatos individualmente da lista de envio:
    • MARQUE O CHECKBOX ao lado do contato
    • CLIQUE EM EXCLUIR


  • Enviar Campanha

Após revisar a lista de contatos, CLIQUE EM ENVIAR para iniciar o disparo da campanha.

Ao CLICAR EM ENVIAR, o sistema notificará o usuário de que os dados foram salvos com sucesso e que o disparo das mensagens foi iniciado e o status da mensagem mudaram para “Em andamento”.

6. Acompanhamento e Gerenciamento de Campanhas

Após o envio, você poderá gerenciar campanhas em andamento ou já finalizadas, acompanhando seus resultados e realizando ações complementares conforme necessário.
Você pode filtrar as campanhas utilizando os seguintes critérios:

 

Tipo de Disparo: Selecione o tipo de campanha: SMS ou WhatsApp.
Status: Permite filtrar pelos seguintes status de mensagens:

Status Descrição
Rascunho Mensagens que ainda estão em edição.
Processando Mensagens que estão em processo de envio
Falha Mensagens que não foram enviadas com sucesso.
Concluídas Mensagens enviadas com sucesso para todos os contatos.

Título: Título atribuído durante a criação do disparo, usado para identificação da campanha.
Código: Código único identificador da campanha. Exibido na grade de listagem, com opção de cópia rápida.
Período de Disparo: Permite filtrar campanhas por intervalo de datas com base no envio das mensagens.

Ao utilizar os filtros, insira informações relevantes e específicas. Quanto mais filtros forem aplicados, mais os resultados serão afunilados, facilitando a localização dos disparos desejados.

Campanha com falha no envio recomenda-se revisar os contatos ou conteúdo da mensagem.

Ações

6.1 Duplicação

  • CLIQUE EM DUPLICAR para criar uma cópia da campanha.

Você poderá utilizá-la como base para uma nova campanha, personalizando a mensagem e ajustando a lista de contatos conforme necessário, incluindo a exclusão de números, se desejar.

  • 6.2 Edição

    • CLIQUE EM EDITAR para modificar o conteúdo da mensagem ou atualizar a lista de contatos.

  • 6.3 Exclusão

    • CLIQUE EM EXCLUIR para remover uma campanha da listagem.

No canto superior direito da tela, é possível acompanhar a quantidade de créditos disponíveis para envio de mensagens.
Ao clicar no botão “Atualizar”,o sistema irá atualizar em tempo real o saldo disponível naquele momento.
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